A mais de 23 anos formando cidadãos no bairro Monte Alegre
O Centro de Atenção à Criança Jovem Ailor Lotério, ou simplesmente CAIC, foi criado pela lei 1096/94, e inaugurado no dia 5 de Agosto de 1994. Localiza-se na Rua Monte Agulhas Negras, nº 1205, no Distrito do Monte Alegre, Camboriú - SC. Seu nome foi escolhido em homenagem póstuma ao irmão do então prefeito, Ainor Lotério. Segundo consta o Plano Político Pedagógico da escola, sua construção ocorreu por iniciativa do governo federal, na época como Centro de Apoio à Criança (CAIC), como já vinha sendo desenvolvido à nível de Brasil, projeto que visava atender a população menos favorecida economicamente.
Sua construção foi também motivada pela explosão demográfica que conforme Pereira (2011) acometeu todo o litoral catarinense durante o século passado, atingindo seu ápice na década de 1990, onde segundo o IBGE (2015), a população de Camboriú com aproximadamente 25.806 habitantes, teve um crescimento estimado de 38% até os anos 2000, saltando para 41.445 habitantes.
Em decorrência disso, viu-se a necessidade de construção de novos estabelecimentos de ensino. Contudo, sabendo-se que, as escolas vizinhas já funcionavam em sua capacidade máxima, com salas de aula superlotadas, foram analisados os pontos positivos e negativos, e assim compreendendo a necessidade da criação de uma nova unidade escolar para atender os educandos do bairro.
Para atender a demanda escolar em 2004 na gestão do então prefeito Wilson Plautz foram feitas cinco salas de aula, com aproximadamente 180 m². Em 2006 mais três unidades com 120 m² foram construídas. Atualmente a escola possui cerca de 4.683 m² de área construída pré-moldada, e 16.000m² de área mínima do terreno, que divide-se entre o C.E.I Jovem Ailor Lotério, que atende crianças de 0 a 4 anos, e o CAIC Jovem Ailor Lotério que abrange as series inciais do ensino fundamental.
Comments