CAIC Jovem Ailor Lotério
SOBRE
O CAIC constitui-se como uma estrutura administrativa integrada a aparelhagem estrutural da Prefeitura Municipal de Camboriú, sendo instituída pela Lei Municipal 1000/93, como um órgão subordinado a Secretaria Municipal de Educação, dotado, porém de autonomia funcional. A escola oferece do 1º ao 5º ano das séries iniciais do ensino fundamental, seu atendimento acontece de fevereiro à dezembro, conforme determina o calendário escolar elaborado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de Camboriú.
O Corpo Discente, constituído por todos os estudantes regularmente matriculados na unidade escolar compreende cerca de 1.140 alunos, distribuídos em 40 turmas, cujo as idades variam de cinco, a quatorze anos. As crianças são atendidas em dois turnos: Matutino (07:45h às 11:45h) e Vespertino (13:00h às 17:00 horas) períodos nos quais são realizadas atividades dirigidas e livres.
Missão
Promover a educação de qualidade, para a formação plena do cidadão e sua inclusão proativa no mundo do conhecimento e do trabalho, incentivando a busca pela autonomia intelectual e a conscientização do papel do cidadão na comunidade em que se situa, como ser capaz de promover mudanças visando à construção de uma sociedade mais justa, ética, fraterna e feliz.
Visão
Sermos reconhecidos como uma escola de propostas inovadoras, com visão humanista, que considera o interesse e a motivação do aluno como propulsores da aprendizagem, compromissados com a formação de cidadãos críticos, autônomos, participativos, capazes de promover mudanças no meio que atua.
Valores
Planejamento - É um processo necessário no caminhar para a democratização do ensino no CAIC. O plano escolar estabelece, então, o ritmo para esta caminhada, bem como as paradas para refletir sobre o acerto ou desacerto do mesmo, tendo em vista avaliá-lo cotidianamente.
Determinação - Na busca por realizar o sonho de uma sociedade verdadeiramente democrática e sustentável, o CAIC e seus profissionais desempenham tarefa fundamental, objetivando sempre o sucesso discente.
Disciplina - Uma prática docente voltada para a autonomia do sujeito, desenvolvendo no aluno a capacidade de situar-se, criticamente, diante dos valores que lhe são apresentados, das regras a serem observadas. Trata-se, pois, de uma prática docente que respeite a liberdade do aluno na exposição de suas ideias e opiniões, na expressão de sua curiosidade.
Franqueza - porque a verdade deve ser a base de qualquer relação humana.
Simplicidade - o simples da vida não está no TER, mas está no SER: ético, profissional por excelência, responsável, crítico, autônomo, e, acima de tudo trabalhar de maneira coletiva visando à melhoria da qualidade educacional.
Respeito – A escola não pode reproduzir situações que ocorrem em muitos lares e na sociedade em geral. Ela tem de criar mecanismos que garantam um clima interno de civilidade - até para servir como uma nova referência para seu público. O perfil de liderança da escola é fortalecido quando ela constrói regras para garantir a boa convivência entre as partes.
Solidariedade - Sendo a solidariedade um dos princípios básicos da democracia, é necessária a cooperação entre todos. No âmbito do CAIC, refere-se a toda a comunidade escolar, ativando o sentimento da responsabilidade em relação ao grupo, de maneira que cada um sinta a obrigação moral de apoiar o outro tornando-o apto para exercer a sua soberania enquanto cidadão.
Compromisso:
-
Educar para a aprendizagem permanente e para a produção de conhecimento.
-
Educar para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo e futuro, com valores éticos.
-
Educar para uma participação atuante e responsável na sociedade.
-
Formar para a prática da sustentabilidade socioambiental.
-
Prover um ambiente social e intelectualmente estimulante para assegurar a motivação da comunidade escolar.
-
Realizar educação consistente e consciente para garantir a perenidade da escola com seus valores morais e intelectuais.